Métricas de Desempenho de Projetos: Avaliando o Sucesso do PMO

As métricas de desempenho de projetos auxiliam na avaliação do sucesso do PMO e em uma realidade dinâmica, cheia de desafios e busca por assertividade elas são indispensáveis, afinal o Project Management Office (PMO) pode oferecer uma gama de serviços, tendo como principal objetivo desenvolver o nível de experiência da empresa na gestão de projetos para garantir um maior nível de sucesso nas realizações dos projetos. 

Mas como medir o sucesso de um escritório de gerenciamento de projetos (PMO)? É o que vamos compartilhar nesse artigo 

Medindo o sucesso de um escritório de gerenciamento de projetos (PMO) 

Para medir o sucesso de um PMO são necessários indicadores chaves de desempenho, os KPIs, pois eles são capazes de demostrar como a gestão de projetos pode melhorar. 

É por meio dessas métricas que se consegue ter uma visão bem definida e objetiva do progresso, o impacto dos projetos e uma análise profunda das práticas do PMO. 

O que é um indicador e para que serve? 

Um indicador precisa ser mensurável, pois é por meio dele que tomadas de decisão vão acontecer. Não adianta ter a informação se não existe como qualificá-la, ou seja, fazer um comparativo entre os resultados para saber se existe um progresso ou pontos ainda a melhorar no andamento da demanda. 

Saiba mais sobre indicadores 

Indicadores para medir sucesso do PMO 

Separamos alguns indicadores chaves que auxiliam a medir o sucesso de um escritório de gerenciamento de projetos (PMO) por meio das métricas. São eles:  

imagem mostrando um relógio e um ícone de cancelado   Entrega dentro do prazo e do orçamento 

Um bom PMO deve saber orientar o Gerente de Projetos e o time para que o projeto posso ser executado dentro do prazo e tenha seus recursos otimizados para que não seja preciso recursos extras. Exemplos: índice de desempenho de prazo e Indice de desempenho de custos (IDP e IDC) 

A imagem mostra um indicador de satisfação rodeado de estrelas   Satisfação do cliente 

A opinião de quem faz uso dos serviços é muito importante. É por meio dessa métrica que se é capaz de entender como o trabalho está sendo visto e, caso não esteja sendo bem visto, é tempo de adequá-lo às expectativas e necessidades do cliente final. (NPS) 

Duas mãos de encontrando e por trás um pódio com três locais e três estrelasCapacidade e competência da equipe 

Avaliar frequentemente a produtividade, empenho, habilidades e conhecimento da equipe é um indicador chave que faz toda a diferença para reorganizar estratégias e desenvolver pessoas. Por meio de Assessments, aplicação de radar de maturidade, etc… 

mostra um fluxograma de como um projeto deve seguirDesvio físico do projeto 

Serve para realizar o acompanhamento da execução do projeto, ou seja, ele compara o que foi planejado com o que foi entregue.  É um percentual do avanço previsto menos o percentual do avanço realizado. 

Dessa forma se consegue ver se foi realizado menos ou mais que o esperado e ajustado o desempenho do projeto. 

Conclusão 

Os KPIs podem ser definidos e elaborados pela própria equipe para avaliar o sucesso de um PMO, mas eles devem ser escolhidos alinhados com os objetivos estratégicos da organização e podem variar dependendo do tipo de projeto e das necessidades da empresa. 

Cada um dentro de sua realidade pode aplicar indicadores diversos. Trouxemos alguns exemplos de indicadores que podem facilitar no dia a dia para a mensuração dos resultados. 

Esperamos que tenham gostado do conteúdo. Se quiser saber mais como aplicá-los na sua empresa, converse com um de nossos consultores. 

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