Fundamentos da Gestão de Processos de Negócio

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Sobre o curso

O curso e-learning “Fundamentos da Gestão de Processos de Negócio” explora os princípios essenciais que sustentam a gestão eficaz de processos de negócio (BPM), desde conceitos básicos até técnicas avançadas de modelagem e análise. Ao longo de nove módulos, o participante será conduzido por uma jornada de aprendizado que visa aprimorar a compreensão e habilidades na otimização dos processos organizacionais.

Objetivo

O principal objetivo deste curso é capacitar os participantes com os conhecimentos necessários para entender, modelar, analisar e aprimorar os processos de negócio em diferentes contextos organizacionais. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a aplicar os conceitos aprendidos para impulsionar a eficiência, a eficácia e a agilidade dos processos em suas respectivas áreas de atuação.

Conteúdo programático 

Módulo 01 – Gerenciamento de Processos de Negócio

  • Projetos x Processos
  • Integração das Estratégias com Projetos e Processos
  • O que é negócio?
  • Diferentes perspectivas de enxergar um negócio
  • O que é Processo?
  • O que é processo de negócio?
  • Foco NO Cliente X Foco DO Cliente
  • Como a gestão de processos agrega valor às organizações?
  • Como as pessoas enxergam a gestão de processos?
  • Fluxo de Trabalho x Fluxo de Processo
  • Visão Funcional x Visão de Processos
  • O que é Business Process Management – BPM?
  • Contexto do BPM
  • Business Process Management – BPM
  • Definições de BPM, BPMN e BPMS

Módulo 02 – Gerenciamento de Processos de Negócio

  • Business Process Management (BPM)
  • Gerenciamento Corporativo de Processos (Níveis de Processos)
  • Gerenciamento Corporativo de Processos (Arquitetura) à Modelo da Arquitetura
  • Arquitetura de Processos (Exemplos)
  • Cadeira Integrada de Processos

Módulo 03 – Modelagem de Processos

  • O que é um modelo?
  • O que é modelagem de Processos?
  • Níveis de Detalhamento da Modelagem de Processos
  • Instância de Processos
  • Diagrama de Escopo (Template)
  • Diagrama de Escopo (Exemplo)
  • Tipos de Notações na Modelagem
  • Ferramentas de Modelagem
  • Regras de Negócio x Mapeamento de Processos

Módulo 04 – Entendimento e Análise de Processos (AS IS)

  • Eficiência
  • Eficácia
  • Por que fazer análise de processo?
  • Vantagens da análise de processos
  • Análise de Processo
  • Principais análises do processo
  • Trade-off: Controle x Agilidade
  • Estrutura da Análise e Entendimento dos Processos
  • Diagrama de Escopo (Estado Atual – AS IS)

Módulo 05 – Redesenho de Processos (TO BE)

  • Como realizar a elaboração da sugestão futura TO BE?
  • Redesenho de Processo – TO BE
  • Fluxo do processo (Situação Futura)
  • Estrutura do Redesenho de Processos
  • Diagrama de Escopo (Estado Futuro – TO BE)
  • Plano de Implementação do Processo
  • Status Report
  • DE – PARA de AS IS x TO BE

Módulo 06 – Medição do Desempenho de Processos

  • Medição x Métrica x Indicador
  • Três categorias das métricas
  • Dimensões de Indicadores de Processos: Custo, Qualidade, Capacidade e Tempo
  • Process Performance Indicators (PPI)
  • Problema Corporativo X Problema de Processos x Problema de Atividades
  • Mapa de Indicadores de Processos
  • Armadilhas na Criação de Indicadores

Módulo 07 – Transformação de Processos

  • Melhoria Contínua: necessária, mas não suficiente
  • Da melhoria contínua à Inovação
  • Inovação da Experiência
  • Pequenas mudanças evolutivas levam a mudanças estruturais mais tarde
  • Mudanças Impositivas x Mudanças Participativas
  • Curva da Mudança em Melhoria de Processos
  • Melhores práticas em gestão da mudança
  • Sucesso em Projetos: Patrocínio (Liderança) + Gestão de Projetos + Gestão de Mudanças
  • Chave de sucesso de qualquer iniciativa de mudança

Módulo 08 – Tecnologias em BPM

  • Processos Interfuncionais x Nomes típicos em sistemas de ERP
  • Monitoramento das Atividades de Negócio Business Activity
  • Monitoring (BAM)
  • Business Inteligence (B.I)
  • BAM x B.I
  • B.I X Inteligência Artificial
  • Automatização Robótica de Processos (RPA)
  • Automação de Processos
  • Evolução o iBPMS

Módulo 09 – Organização e Cultura de Gerenciamento de Processos: Papéis na Gestão de Processos

  • Principais papéis relacionados ao BPM
  • Dono do Processo x Gerente do Processo
  • Papéis de um Escritório de Processos
  • Responsabilidades de um Escritório de Processos
  • Benefícios de um Escritório de Processos
  • Maturidade em Gerenciamento de Processos
  • Posicionamento de um Escritório de Processos
  • Gestão Integrada de Estratégia x Projetos x Processos
  • Gerenciamento da Rotina
  • Motivos para Criação de Escritório de Processos
  • Jornada para Implantação de um Escritório de Processos
  • Exemplo de um projeto de implantação de um BPMO

Conteúdo

Módulo 01 – Gerenciamento de Processos de Negócio
Este módulo inicial tem como objetivo contextualizar os fundamentos em gerenciamento de processos

  • Gerenciamento de Processos de Negócio – Parte 01
    14:02
  • Gerenciamento de Processos de Negócio – Parte 02
    10:42
  • Gerenciamento de Processos de Negócio – Parte 03
    08:19
  • Gerenciamento de Processos de Negócio – Parte 04
    10:14
  • Gerenciamento de Processos de Negócio – Parte 05
    14:11

Módulo 02 – Gerenciamento Corporativo de Processos: Arquitetura e Cadeia Integrada
O módulo tem como objetivo explicitar conceitos e a importância da elaboração de uma Arquitetura de Processos.

Módulo 03 – Modelagem de Processos
O módulo como objetivo presentar a importância, tipos e ferramentas de modelagem de processos.

Mód. 04 – Entendimento e Análise de Processos
O objetivo deste módulo é a compreensão dos processos de negócio, incluindo sua eficiência e eficácia.

Mód. 05 – Redesenho de Processos
Este módulo tem como objetivo criar um novo processo alinhado com a estratégia do negócio e ao foco Do Cliente.

Mód. 06 – Medição do Desempenho de Processos
Este módulo tem como objetivo discorrer sobre o alinhamento dos processos de negócio ao desempenho organizacional e sobre o apoio à decisão.

Mód. 07 – Transformação de Processos
Este módulo tem como objetivo discorrer sobre as mudanças em processos, por meio da apresentação de abordagens sobre o lado humano na condução ao estado futuro desejado.

Mód. 08 – Tecnologias em BPM
Este módulo tem como objetivo apresentar as tecnologias disponíveis para apoiar a modelagem, análise, desenho, execução e monitoramento dos processos de negócio.

Mód. 09 – Organização e Cultura de Gerenciamento de Processos
Este módulo tem como objetivo apresentar papéis em BPM e as responsáveis e benefícios de um Escritório de Processos (BPMO)

Avaliação Final

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