Em um cenário industrial, máquinas paradas são sinônimo de grandes prejuízos financeiros, principalmente porque o maquinário em pleno funcionamento é o que faz a indústria produzir.
Segundo a IBM, 40% dos custos em manutenção preventiva chegam a afetar os ganhos se a máquina estivesse funcional, 30% dessas manutenções são feitas com mais frequência do que o necessário e 45% de todas as manutenções são ineficientes.
Vamos entender melhor?
Imaginemos que uma máquina funcionando dá à empresa um lucro de 1000 reais por dia. Suponha que tenhamos uma programação de manutenção preventiva, para que toda semana a máquina seja paralisada, para realização de procedimentos técnicos de prevenção como lubrificação, regulação de partes e peças, medições, entre outros. Aqui temos uma parada programada e preventiva, que, muitas vezes, não é necessária, pois a máquina está funcional e a todo vapor. Quando a máquina é parada, a empresa deixa de lucrar os 1000 reais ao dia. Além do custo de paralisação, há também o custo com os materiais de manutenção como óleo novo, graxa e hora humana qualificada.
Colocando a ponta do lápis os custos de parar e manter uma máquina funcional, tomando a afirmação da IBM, diria que 40% do custo de manutenção chega a afetar o ganho que a empresa teria tido, demonstrando que de 4 vezes em 10 a manutenção afeta o lucro.
A manutenção preditiva surge como uma aliada para minimizar paradas nas indústrias, auxiliando a produção a garantir eficiência e aumentar os ganhos.
De acordo com o Portal da Indústria, o uso de tecnologias digitais na indústria vem aumentando exponencialmente, mas a Indústria 4.0* ainda é iniciante, por isso o uso de inteligência artificial para manutenção preditiva é pouco explorado.
Estima-se, ainda de acordo com o Portal da Indústria, que 69% das indústrias já utilizam pelo menos uma tecnologia digital.
*A Indústria 4.0 também chamada de Quarta Revolução Industrial, compreende um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo. Fonte: Portal da Indústria
Manutenção Preditiva
A manutenção preditiva se baseia na coleta dos dados e análises para realizar o momento certo de fazer manutenções.
Para que isso aconteça, ela se utiliza de sensores, “IOT” (internet das coisas), algoritmos avançados que permitem monitorar desempenho de diversas variáveis ligadas aos maquinários.
Benefícios da manutenção preditiva
Uma pesquisa de 2024 do Portal da Indústria revelou que, para 74% das empresas os investimentos realizados visam inovação tecnológica, e 58% das empresas investiram buscando melhoria do capital humano.
E os investimentos em 2024 tem como objetivo a ampliação ou melhoria da capacidade produtiva e do processo produtivo, sendo assim, de extrema relevância a implantação da manutenção preditiva.
Os benefícios vão desde a redução de custos e erros até a otimização do fluxo produtivo.
Desafios da implementação
Para se fazer uso da manutenção preditiva, é preciso que a empresa possua tecnologia compatível e uma equipe capacitada.
A inteligência artificial está por trás do trabalho realizado na manutenção preditiva, pois ela faz com que os sistemas estejam capacitados a mapear os dados e prever problemas e ajustes que sejam necessários.
Grupo Portfolio e o Case Grupo Aço Cearense
O Grupo Portfolio realizou a predição de falhas em maquinário industrial utilizando Inteligência Artificial no Grupo Aço Cearense.
O trabalho consistiu em entender o negócio, ter acesso aos dados, compreendê-los, prepará-los, criar um modelo logístico, realizar análise do modelo e resultados e, por último, implantar a solução.
Foram vistos pontos como alta produção, demanda, alto consumo de energia e combustíveis, atrasos com a produção, etapas de beneficiamento e estoques e obsolescência.
É relatado que, com a cadeia produtiva parada, há diversos impactos diretos e indiretos como perda de tempo, dinheiro, energia, matéria-prima, energia, exportação, entre outros.
Por meio de sensores IOT, “Internet das coisas”, ligados ao maquinário foi possível obter leituras sobre o funcionamento com diversas variáveis.
Os dados foram padronizados e foram retirados os horários de parada programada.
O trabalho realizado contribuiu cientificamente com a indústria siderúrgica a fim de reduzir os custos com manutenções desnecessárias e prever uma falha real com antecedência.
Grupo Aço Cearense
Há mais de 40 anos no mercado siderúrgico brasileiro e com uma carteira de 16 mil clientes em todo o país, o Grupo Aço Cearense se destaca pelo seu crescimento e representatividade alcançada no mercado do aço. É líder regional do setor, com capacidade produtiva de 1 milhão de toneladas/ano e um faturamento de R$ 3,6 bilhões em 2020.
Conclusão
A manutenção preditiva faz com que as empresas possam reduzir custos de diversas ordens, como paradas não programadas e desperdícios, sendo uma abordagem necessária para as indústrias manterem e até aumentarem seus lucros. Isso se dá pela agilidade, economizando recursos, evitando manutenções desnecessárias e prevendo falhas reais com antecedência.
Quer saber como implementar a manutenção preditiva na sua empresa? Fale com um de nossos especialistas.