Se você está procurando saber quais certificações na área de gestão você pode obter para ser um profissional com diferencial competitivo no mercado, veio ao lugar certo.
Separamos para você as melhores certificações na área de gestão.
Por que ter uma certificação?
Um profissional certificado gera mais valor a si mesmo e à empresa da qual faz parte. É fundamental que, em um mercado cada vez mais competitivo e relacionado à projetos, os profissionais estejam capacitados e com seu conhecimento reconhecido. A certificação é uma espécie de selo de que você está apto para desenvolver as tarefas que lhe são atribuídas.
PMP® – Profissional de Gerenciamento de Projetos
De acordo com o PMI, é a certificação mais importante no gerenciamento de projetos.
Ela valida as habilidades do candidato para atuar como gerente de projetos, liderando equipes e projetos, destacando o uso de abordagens preditivas, ágeis e híbridas para determinar qual forma de trabalhar é melhor para cada projeto, além de destacar o sucesso de um projeto e seu impacto nos objetivos organizacionais estratégicos gerais.
De acordo com o PMI Rio Grande do Sul, na pesquisa “Earning Power: Project Management Salary Survey”, divulgada pelo PMI® em 2021, os entrevistados que possuíam a certificação PMP relataram médias salariais mais altas do que aqueles que não possuíam a certificação PMP – 22% maior em média entre os 42 países pesquisados.
CAPM® – Técnico Certificado em Gestão de Projetos
Ela comprova o conhecimento e a compreensão dos fundamentos, terminologia e processos do gerenciamento eficaz de projetos.
É destinada para os profissionais que estão começando na área de gerenciamento de projetos, portanto não é necessário possuir um conhecimento tão extenso.
DASM® – Disciplined Agile Scrum Master
Destaca que o profissional tem as habilidades e o conhecimento necessário para liderar equipes utilizando práticas ágeis com base na estrutura Disciplined Agile®.
Essa certificação é ideal para pessoas que enfrentam ambientes em constante mudança, pois prepara o profissional para liderar equipes ágeis além de fornecer as ferramentas para preparar a carreira para um futuro em que a metodologia ágil está em alta.
PMI-ACP® – Profissional Certificado em Práticas Ágeis
Criada para aqueles que acreditam nos princípios e práticas ágeis e os aplicam em projetos. Requer uma combinação de treinamento, experiência e avaliação. E inclui abordagens ágeis como SCRUM, XP, LEAN e Kanban.
De acordo com o PMI os salários de um Scrum Master que possui essa certificação é 16% mais alto que o padrão e 83% das pessoas que possuem a qualificação estão satisfeitas.
PSKI – Profissional Scrum com Kanban
Valida o conhecimento de como as equipes Scrum podem usar o Scrum com Kanban para apoiar a criação e a entrega de valor.
Além de testar a capacidade do candidato de aplicar conceitos das áreas temáticas do PSK.
Um diferencial para obter essa certificação é realizar um curso Professional Scrum com Kanban.
PSM I – Profissional Scrum Master™ I
A certificação valida seu conhecimento do Scrum, das responsabilidades do Scrum Master e de como aplicar o Scrum.
Ela demostra um nível fundamental de domínio do Scrum e recomenda-se, apesar de não obrigatório, realizar um curso de Professional Scrum Master para auxiliá-lo no teste.
PSPO I – Profissional Scrum Product Owner™ I
A certificação valida seu conhecimento da estrutura Scrum e sua capacidade de apoiar e permitir a criação e entrega de valor.
Quem possui essa certificação é capaz de provar que consegue relacionar estratégia e gerenciamento ágil de produtos para criar produtos valiosos usando o Scrum.
CBPP® – Certified Business Process Professional
Certificação internacional na área de gestão de processos destinada a pessoas que já possuem experiência e prática em BPM.
Para tentar essa certificação são necessários, pelo menos, quatro anos de experiência em gestão de processos, melhoria de processos ou transformação de processos, documentadas bem como qualificações e referências.
OKRCP™ – OKR Professional Certified
O profissional que possui essa certificação é capaz de facilitar todos os níveis do ciclo de vida do OKR nas empresas tornando-os bastante acessíveis.
Os candidatos que possuem essa certificação têm a habilidade de aplicá-la criando um alinhamento e envolvimento em torno de objetivos mensuráveis.
Conversamos com Carol Albano, coordenadora de projetos e processos da Portfolio Gestão, e Fabio Henrique, especialista em agilidade, para entender melhor qual a importância das certificações. Acompanhe o bate-papo.
Qual a importância de um profissional certificado?
Carol Albano: Um profissional certificado passa credibilidade e confiança para o mercado de trabalho e para seus empregadores. Ele é um profissional preocupado com a melhoria e a performance organizacional acerca do assunto que ele é certificado.
Fabio Henrique: Atualmente, o mercado valoriza profissionais competentes, habilidosos e eficazes em suas entregas. Para desenvolver essas qualidades, é essencial que o profissional se mantenha atualizado com as metodologias, modelos e abordagens ágeis mais recentes. A obtenção de certificações é uma forma efetiva de demonstrar que está engajado nesse processo de evolução contínua.
Qual o diferencial de um profissional certificado no mercado de trabalho?
Carol Albano: Um profissional certificado tem mais oportunidades no mercado de trabalho, visto que a certificação é uma validação dos conhecimentos e habilidades dele acerca de um determinado assunto. Ela também possibilita ao profissional aumentar sua rede de contatos, o que facilita a troca de conhecimentos com outros profissionais da área.
Fabio Henrique: Além de mostrar para a empresa que é um profissional atento às boas práticas do mercado, ele consegue contribuir com o conhecimento e práticas adquiridos, naquele tema do exame, durante o estudo para a certificação. Ele também passa a ser um agente de mudanças, trazendo inovação e novas formas de eficiência em atividades e entregas para a empresa.
Uma boa preparação faz a diferença nas provas?
Carol Albano: Com certeza. Uma boa preparação contribui não só nas provas de certificação, mas também nos seus conhecimentos para aplicação na rotina. Uma boa preparação deixa o profissional apto para certificações e para desempenhar melhor suas atividades.
Fabio Henrique: Um dos grandes segredos para a obtenção de uma certificação é uma boa preparação. Nela, o aspirante à certificação deve contar com materiais atualizados, simulados bem estruturados e com instrutores experientes que possam dar total suporte ao aluno, direcionando para um caminho seguro.
Para quem está começando, qual a certificação ideal?
Carol Albano: Se você tem menos de 4 anos de experiência em gerenciamento de processos, o ideal é que você espere até atingir uma maturidade e experiência no assunto. Para quem está começando, o ideal é buscar as certificações mais elementares e que não exigem tempo comprobatório de experiência na área, por exemplo: OKR Certiprof, PSMI.
Fabio Henrique: Para quem está interessado na trilha de agilidade, eu indico, como a primeira certificação, a Certificação DASM, pois é uma certificação que aborda conhecimentos básicos de agilidade, além de trazer um horizonte sobre as boas práticas, papéis e responsabilidades. Ela aborda uma visão de ponta a ponta sobre a gestão enxuta de um projeto com agilidade.
Para quem já está tentando a certificação e ainda não conseguiu, qual o seu conselho?
Carol Albano: Faça simulados. Procure na internet simulados sobre o tema e faça o máximo que conseguir para testar seus conhecimentos e o tempo que demora para responder às perguntas da prova. Organizar o tempo é importantíssimo para desempenhar bem na prova de certificação.
Fabio Henrique: Um conselho seria rever os assuntos que estão abaixo da média exigida pelo exame, fazer bastantes simulados e participar de grupos de estudos.
Conclusão
Se você deseja se preparar para as certificações, a Portfolio Formação tem cursos em diversas áreas que podem ajudar você a adquirir conhecimentos e obter a aprovação nos exames. Entre em contato com um de nossos consultores e saiba como.